quarta-feira, 29 de julho de 2009

Você usa rótulos??

Antes de tudo preciso esclarecer o que significa a palavra rótulo.

Rótulo: Peça geralmente de papel, com inscrição ou letreiro, que serve para informar sobre o objeto em que é fixada; dístico, letreiro, etiqueta. Fig. Qualificação simplista: puseram-lhe o rótulo de entendido.

Nossa sociedade esta acostumada com rótulos, nós mesmo não aceitando estamos acostumados com eles e usamos diariamente. Mas não rótulos que vem com a descrição de um remédio ou produto em um mercado, ou coisa parecida. Esses, muitas vezes acabamos nem lendo. Não é mesmo?
Mas, acostumados com os rótulos em pessoas. Rótulos de suas personalidades. Rotulamos as pessoas que conhecemos e aquelas que nem cruzamos um dia. Mas rotulamos pelo que escutamos, vemos, ou ficamos sabendo de algo. É, como se o ser humano tivesse a necessidade de rotular aos outros.
Mas você reparou que nem sempre o produto comprado condiz com o rótulo lido? E quantas vezes nos frustramos com isso não é mesmo?
Pessoas não são produtos, mas quando a rotulamos, é como se elas assim o fossem. Rotulamos, aquela menina como a fofoqueira, fulana como chorona, beltrana como A espiritual, boazinha, a rebelde, a porcalhona, o esperançoso, etc etc....
Quando isso acontece, não estamos citando as qualidades, ou as falhas de carater de uma pessoa, mas sim, estamos identificando elas com um rótulo que criamos em nossa mente. E assim, acabamos nos relacionando não com as pessoas em , mas sim com os rótulos que colocamos nelas... ou pior, o rótulo que elas mesmos colocam em mesmas. E, quando a pessoa rotulada não condiz em um momento com o rótulo que colocaram nela ou que ela mesmo escolheu, ficamos frustrados e decepcionado, não é assim que acontece?
Normalmente as pessoas me olham e colocam muitos rótulos em mim. Isso não é de hoje, sempre foi assim. E consequentemente, frustro muitos, porque não tenho rótulos. Ninguém tem rótulos, ninguém vai ser da mesmas forma em todas as ocasiões. Pessoas mudam. Pessoas tem seus dias... sei lá...
Vale lembrar também que o ditado... A primeira impressao é a que fica! Isso não é verdade... Na vida, nem tudo é sempre assim. Muitas vezes mal conhecemos pessoas e já atribuímos de imediato rótulos pré-determinados, que não deixam de ser “pré-conceitos”. Para se conhecer melhor uma pessoa é preciso tempo, muita conversa e muita interação com a vida da outra pessoa. Em determinadas ocasiões nos escondemos atrás de máscaras, como forma de protegermos a nossa intimidade dos transtornos do dia-a-dia. Este tipo de proteção gera uma imagem que não corresponde à verdadeira essência das pessoas. A partir de hoje, olhe para as pessoas com olhar de esperança e muita fé. Procedendo assim, deixaremos de cometer sérios enganos, que nunca trazem bons frutos no futuro.
Então não podemos esperar de uma pessoa sempre a mesma coisa. Só esperar coisas ruins de uma pessoa ruim, ou coisas boas de uma pessoa boa... da qual já rotulamos de boa e de má. Desculpe lhe informar, mas não existe uma pessoa que seja 100 % boa ou 100 % má, 100% isso ou aquilo. Quando rotulamos uma pessoa, estamos limitando ela somente no que achamos. Nossa mente se acostuma a rotular para que assim fique mais fácil lidar com as pessoas. Porque consequentemente a pessoa vai seguir o rótulo que colocamos nela, ou assim esperamos.
Querendo ou não, aceitando ou não julgamos as pessoas pelos rótulos impostos a elas. Você já pensou sobre isso? Se sentiu rotulada por algo que não condiz com sua personalidade?
Eu já!


Senhor, eu oro nesse momento para que possamos nos ver outros seres humanos, e não como produtos rotulados, oro para que não venhamos limitar nenhuma pessoa por uma qualidade ou falha, mas sim pelo que ela representa pra Ti. Oro pra que possamos entender quando uma pessoa não faça o que esperamos que ela faça. Ou quando ela se omite em algo. Em nome de Jesus, eu oro!
Deus abençõe a todos!!


5 comentários:

Cris disse...

Oi, Kati! Acho que todo mundo já passou por isso, e talvez todo mundo já tenha rotulado alguém também...
O importante realmente é conhecer melhor as pessoas para não correr o risco de esperar mais do que ela pode oferecer, ou esperar menos.

Amei o post! Bjs e bom findi!

Luciano disse...

Postei meu blog, depois disto fui clicando em cima onde diz: próximo blog, até encontrrar um que fosse interessante, parabéns, o teu foi o primeiro.

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny

Unknown disse...

Amei o assunto, você foi bem realista e concisa. Todos fazemos rótulos de uma maneira ou outra.
Que o Senhor Jesus nos abra a mente e coração para compreender as pessoas e não rotulá-las! bjos...
Visite o meu: www.escritoradrikkk.blogspot.com.br

Unknown disse...

Amei o assunto, você foi bem realista e concisa. Todos fazemos rótulos de uma maneira ou outra.
Que o Senhor Jesus nos abra a mente e coração para compreender as pessoas e não rotulá-las! bjos...
Visite o meu: www.escritoradrikkk.blogspot.com.br