quinta-feira, 2 de abril de 2009

Ser servo... é ser um vaso nas mãos do Pai!!!

Nesses últimos meses, Deus tem trazido muitas coisas em meu coração. Me lembrado de muitas coisas, ensinado, me exortado em muitas coisas. Me sinto realmente sendo moldada mais uma vez, meu carater, minhas vontades, meus sonhos, ou seja, em tudo.
Realmente as vezes não é muito agradável, mas percebo o grande amor dEle por mim. Ele quebra e Ele mesmo molda mais uma vez, até que venhamos a ser como Ele quer.
Hoje foi mais um dia assim. Achei um livro que é da minha irmã em uma gaveta e comecei a ler e meu Deus, como fui quebrada, moldada, tratada mais uma vez. Como senti o amor dEle por mim, porque todos os dias, Ele vem e me mostra algo, me lembra de algo. Basta estarmos disponíveis a Ele. Você tem estado disponível a Deus? Eu não sei como é a vida de muitos que vem até aqui, não sei se crêem em algo, se esperam por algo, mas posso garantir que não há nada melhor que conhecer a Deus e faze-lo ser conhecido aonde vou. Não há nada melhor que saber que tenho um Pai que me ama, que tem tudo preparado pra mim, se eu somente confiar nEle. Pode parecer bobo isso pra muitas pessoas, mas é verdade.
Hoje me deparei pensando sobre ser servo, servir. Um exemplo de servo maior foi Jesus, ele veio como servo para cumprir a vontade de Deus na redenção da humanidade.
"Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
Filipenses 2: 5-9
Acho bonito escutar as pessoas falando sobre isso nas comunidades, ensinando isso. Mas precisamos realmente viver isso em nossas vidas. Aprender é uma coisa, por em pratica é outra. Precisamos fazer do evangelho um estilo de vida. Jesus nos deixou instruções de como servir, de como vir a ser servo, e descreveu assim sua função.
"Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo; assim como o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos."
Mateus 20: 26-28

Será que temos sidos servos? Será que temos seguido essa instrução??
Foi essa pergunta que Deus me fez. Tem sido minha serva? Tem seguido minha instrução?
Imaginem como eu fiquei??
No mundo em que vivemos hoje, aliás no conceito do mundo, servo é aquele que vai ao Senhor e pergunta o que ele quer que faça. Ou seja, um empregado.
Fiquei pensando que servo possa ser aquele que descobre o que seu senhor quer e faça, antes dele pedir. E lembrei-me do vaso e do oleiro. Lembrei-me de Jeremias 18: 1-6
"A palavra que veio do Senhor a Jeremias dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. Desci, pois, a casa do oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra sobre as rodas. Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro; tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez esse oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel."
Isso realmente difere da visão que muitos e o mundo tem sobre ser servo. Porque quando nos colocamos diante de Deus como servos, Ele quer, primeiramente nos moldar, nos tratar, para fazer de nossa vida um instrumento que ele deseja. E assim, Ele pode nos colocar no lugar aonde Ele designou, trabalhar em nossas vidas, e cumprir Seus propósitos atráves dela. Não temos capacidade nenhuma para cumprir a vontade e ordem de Deus se não estivermos onde ele quer que estejamos. Assim, como um copo não pode fazer seu trabalho sem que nós desejamos.
Aprendi que para sermos servos, precisamos fazer duas coisas: ser moldável e permanecer nas mãos do Senhor. Quando permanecemos nas mãos dEle, nos tornamos moldáveis , e somente Ele pode utilizar de nossas vidas como um instrumento da forma que ele desejar. Jesus disse que sem ele nada podemos fazer. Precisamos nos tornar obedientes a Deus, servos precisam ser obedientes ao seu senhor. Servos precisam seguir as ordens do Senhor. E servos precisam lembrar sempre que quem esta realizando as obras é Deus.
Será que tenho feito isso? Será que temos feito isso? Precisamos servir uns aos outros, precisamos servir o Senhor como Ele tem nos ensinado e como Ele merece ser servido. Não podemos seguir Jesus com a definição errado de servo. Não apenas recebemos ordens e cumprimos, mas temos um relacionamento com Deus, um relacionamento de amor, um relacionamento de tratamento, um relacionamento intimo. Se assim desejarmos. Eu quero e você?

Senhor, eu oro nesse momento para que pessoas que não te conheçam venham se achegar a Ti, e que muitas que já O conhecem, venham querer te conhecer mais e mais. Que venhamos a ser realmente servos de Ti, então Senhor venha nos moldar, e que o desejo de permanecer em Tuas mãos venha ser o desejo de todos. Que Tu Pai, possa ter liberdade em se manifestar através de nossas vidas. Então Pai, ajuste nossas vidas de acordo com Tua vontade. E assim Pai seremos realmente servos. Em nome de Jesus, eu oro.

3 comentários:

Cris disse...

Adorei, Kati. Realmente, será que cumprimos nosso papel de servos, de adoradores? Quero fazer mais, participar mais da palavra. Viver mais a bênção que é ser filha desse Pai. Oro junto com você.

Bjs!

Ricardo disse...

Ola, Prazer!
Meu nome é Ricardo Cassab, sou pastor aqui em Curitiba e quero parabenizá-la pelo seu artigo. Muito relevante e embasado.
Continue na Graça,
Pr. Ricardo ricardocassab@hotmail.com

De cara limpa! disse...

A paz do Senhor minha querida, quero parabenizá-la pelo post.
Benção do Senhor para nós!
Fique com Deus!